domingo, 10 de junho de 2012

Games em Quadrinhos - Assassin's Creed e Max Payne ganham versões em quadrinhos



Estamos em um momento onde a "cultura pop" ganhou mais espaço, e há uma forte integração envolvendo a música, cinema, games, histórias em quadrinho, com experimentações narrativas rebuscadas e obras com mais longevidade. Hoje o termo utilizado para para essa integração se chama "CORSSMEDIA", que nasceu com a publicidade e se espalhou para a indústria do entretenimento.

Os games atingiram um patamar de importância que hoje são feitos filmes baseados nos games, mas em sua maioria as adaptações não são boas. São lançadas trilhas sonoras dos games, e o mais recente mercado é o de livros e quadrinhos. Já existem dois livros no mercado com base na série Assassin's Creed e agora há quadrinhos baseado nesta série e um outro baseado em Max Payne 3.

Os quadrinhos conseguem retratar de forma muito boa o mundo dos games, os desenhos são bonitos, e geralmente são escolhidos grandes mestre para fazer a adaptação, não sendo apenas uma fonte de caça níquel.

No caso de Assassin's Creed, o quadrinho lançado conta um capítulo não abordado nos games, a Ubisoft lançou nas bancas brasileiras, em parceria com a Painini, Assassin's Creed: A Queda, uma revista em quadrinhos com 108 páginas. 

O personagem central é Daniel Cross, um viciado em drogas que ao se dar conta está envolvido em uma batalha entre Assassinos e Templários, após descobrir um segredo de família na Rússia do Século XIX.

Já em Max Payne, a Rockstar decidiu lançar uma história em quadrinho para fazer download, sendo intitulado como Max Payne 3 - After the Fall. a revista conta em três capítulos os eventos que levaram à vinda de Max até São Paulo. É possível ler Max Payne 3 - After the Fall online em http://bubot.com/047cd.




Isso tudo mostra que os games já não são mais pequenas produções. Atualmente a maioria dos jogos para serem bons (com algumas exceções) tem um enredo, tem uma história profunda, uma trama, diversos personagens e cada um deles tem sua história. Até os jogos de luta hoje em dia trazem um enredo e uma história para não deixar o jogo vazio. E isso tudo abre um leque para que os games possam conhecer outras partes do entretenimento, indo até a música, cinema, livros, quadrinhos, brinquedos colecionáveis, roupas. Tudo pode virar uma fonte de desejo e atrair uma legião de fãs cada vez mais fiéis.

Até mais minhas marmotas,

Marmota chefe,

Paulinho Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário