sexta-feira, 4 de abril de 2014

Saiba o que é o efeito Cell Shading


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.
Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como, Marmota Chefe.


Saiba o que é o efeito Cell Shading

Você já percebeu que alguns games e filmes tem uma aparência típica de desenho animado? Creio que muitos já viram esse tipo de técnica aplicada nas televisões ou monitores. Ela se chama Cel Shading.

Como é feita a técnica

O Cel Shading foge dos parâmetros da maioria dos efeitos que buscam cada vez mais chegarem próximos à realidade. Hoje, se um jogo não possuir um gráfico incrivelmente real, será duramente criticado. Entretanto o Cel Shading, foge dos padrões, justamente por fazer com que a imagem se pareça com um desenho animado.

Esse efeito é obtido da seguinte maneira. Simplificando detalhes, reforçando contornos e diminuindo a complexidade da luz, brincando com as sombras. Daí o nome em inglês que shading significa sombreamento.

O resultado obtido é algo muito interessante. A imagem se torna chapada, e a imagem tridimensional se parece com desenho à mão em 2D.

Games como desenhos

O primeiro jogo a utilizar este efeito foi o jogo da SEGA chamado Jet Grind Radio, desenvolvido pelo estúdio Smilebit para o console Dreamcast em 2000.


Jet Grind Radio

Essa técnica é muito utilizada em games, e tem maior destaque em jogos baseados em desenhos animados, como por exemplo os jogos mais recentes de Dragon-Ball e os jogos do Naruto. Outros exemplos de jogos que são bons exemplos são os seguintes:  The Legend of Zelda: The Wind Waker, Viewtiful JoeDragon Quest VIII, e Ni No Kuni , Okami, Sly Cooper, Borderlands.

Ni No Kuni

Sly Cooper

Muitas animações também empregam o efeito para cenas difíceis como é o caso do filme dos Simpsons. A série Futurama também optou por abrir mão do desenho à mão em todas as cenas em que aparecem naves se movimentando. O resultado tem as mesmas vantagens que nos games: muito mais fluidez em cenas consideradas muito trabalhosas para serem feitas através do método tradicional.

Eu particularmente gosto muito desse efeito, pois eu sou um grande apreciador de desenhos animados, e a sensação que se passa ao jogar um game com esse efeito é o de estar jogando um episódio de uma série animada. E isso é o mais bacana de tudo. Entretanto, enganam-se aqueles que acham que essa técnica é fácil de ser feita pelo fato de apresentar menos detalhes.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga



Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações, nesse caso, não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook.  

Se inscrevam no canal da Bragames Brasil no Youtube.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cel_shading
              http://www.tecmundo.com.br/video-game/820-o-que-e-cell-shading-.htm
              http://en.wikipedia.org/wiki/Cel_shading

Nenhum comentário:

Postar um comentário