quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CAFÉ COM O MARMOTA - Como decidir qual jogo comprar?


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Como vocês decidem qual jogo comprar? Se vocês não possuem um critério eu direi o que eu faço antes da compra de um game.

É possível listar as categorias de jogos. Por exemplo, quando se trata de uma franquia nova, não arrisco logo de cara a comprar o game, primeiro vejo as prévias em revistas, sites especializados e nos canais do youtube. Depois de ver as prévias eu vejo as primeiras impressões de pessoas que compraram o jogo, e logo a seguir eu busca as análises em sites e em revistas do game.

Não bastasse isso, ainda vejo vídeos no youtube de gameplays a cerca do jogo. Tudo isso para não cair em um barco furado de um game que não tem tradição ou que é apenas uma incógnita. Claro que no caso de ser uma nova franquia, mas de um grande estúdio, não há muito o que falar. Um exemplo disso são os aguardadíssimos "Watch Dogs", "The Last of Us". Estes que foram uma das estrelas da E3 2012, são franquias novas, mas que são compra certa e não há o que pesquisar, pois nas conferências da Sony e da Ubisoft, o pouco que foi divulgado, já foi o suficiente para mostrar o grande potencial desses jogos.

No caso dos jogos de franquias já consagradas eu também me informo, pois o game pode cair de nível. Não costumo comprar o game no primeiro dia de lançamento, me informo primeiro, mas a certeza de compra é maior. Comprei Batman Arkham Asylum e me apaixonei pela série. A compra de Arkham City se tornou obrigatória pra mim e sabia que o jogo seria muito melhor, mas mesmo assim me informei, pesquisei.

O que vocês devem fazer é se informar e não ir na empolgação. Até hoje só teve um jogo que eu me arrependi de comprar, e não porque era ruim, muito pelo contrário, mas sim pelo fato de eu não gostar do gênero. Comprei The Elder Scrolls V Skyrim e me arrependi. É sensacional o jogo, grandioso, gráficos belos, história boa, mas não gosto de RPG. Eu vi todo mundo comprando e falando de como era bom, mas eu não gosto de RPG. Por isso, se vocês não são fãs de um gênero, não insistam, pois no fim o jogo irá ficar encostado. No meu caso, acabei trocando por Uncharted 3, não me arrependi nenhum minuto.

Outra maneira de conhecer o jogo é baixando a demo para o seu console. Isso mesmo, muitas produtoras disponibilizam o jogo de demonstração nos seus servidores e você pode baixar o game e ver como é na prática. O jogo não estará concluído, mas será sua experiência própria, e a partir daí a escolha se torna mais fácil.

Não tem uma receita específica para acertar na compra do game, mas essas dicas funcionam para mim, e a única vez que eu quis me aventurar na moda, me dei mal. Pesquisem, se informem, e comprem o jogo e curtam ao máximo o seu game novo.

Agora, diga você, qual é a sua forma de decidir qual jogo comprar.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário