domingo, 26 de agosto de 2012

CAFÉ COM O MARMOTA - MÍDIA FÍSICA OU DIGITAL?



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil,

Faz tempo que não tem um Café com o Marmota, e por isso estou aqui para abordar um tema que eu tenho visto que está no ar, Mídia Física ou Digital?

Em diversos lugares eu tenho visto que o futuro dos games é a mídia digital. Muitos executivos das grandes companhias de games dizem isso. O fato é que muitas coisas vêm sendo comercializadas na forma digital, como livros, filmes, músicas, e agora os games. Ocorre que ainda há um público que gosta de ter o mesmo produto na forma física. 

A vantagem da mídia digital em relação à mídia física, deveria ser, em tese, o preço. Porém, o que eu vejo na loja da Playstation Network brasileira é o contrário, o preço do game digital quando não é exclusivo por download, é o mesmo do jogo vendido em mídia física.

Muitos dizem que a mídia digital tem seu custo reduzido por não ter custo com logística, capa, produção da mídia, papel, e outros fatores. Mas se tudo isso é economizado por que ainda são vendidos jogos sob o mesmo preço?

Uma loja que vem ganhando um espaço muito grande entre os gamers é STEAM, loja de jogos digitais da Valve. Seus jogos são incrivelmente mais baratos do que os vendidos em mídia física, mas o público de jogadores de PC é diferente dos que jogam em consoles. Os jogos de PC sempre foram mais baratos que os de consoles, e eu não entendo o porque, mas o fato é que o mesmo jogo em mídia digital às vezes tem preço diferente na loja da Steam ou da Xbox Live e Playstation Network.

A mídia digital é interessante, facilita muito a vida do gamer, mas tem um detalhe. Eu gosto de colecionar. E um jogo na mídia física é altamente colecionável, poder ver a capa, ver o manual, às vezes ter uma edição de colecionador com algo de diferente, e o que nos é impossibilitado na mídia digital.

Pode parecer um tanto quanto nostálgico, mas ainda prefiro a mídia física. De certo é que seria melhor se as mídias físicas fossem mais baratas, pois aqui no Brasil é muito caro, mas mesmo assim eu gosto de colecionar o jogo, pois eu trato como uma obra de arte, algo que eu quero guardar para sempre e não como algo que se usa e descarta.

A mídia física ainda é tão forte que os rumores sobre os videogames não virem mais em mídia física foram deixados de lado e os consoles ainda terão os bons e velhos discos.

Um fator que os executivos apontam como determinante para a extinção da mídia física é a falsificação, pois a mídia digital diminuiria consideravelmente e o outro ponto é a venda de jogos usados. O comércio de jogos usados vem crescendo cada vez mais, para o consumidor isso é muito interessante, pois ao terminar o jogo ele pode vender seu jogo na troca de outro ou comprar um jogo usado por um preço muito mais em conta. Ocorre que nesse processo quem ganha é o jogador que paga menos e a empresa que vende o jogo. A produtora, desenvolvedora, e publicadora do game não ganham nada com esse jogo que voltou ao mercado.

Para nós gamers é uma vantagem, mas os executivos não são contra nós, eles não brincam com jogos, é o trabalho deles, e como toda empresa o fim é gerar lucro, e isso não gera lucro.

Não estamos longe de entrarmos em uma era onde somente serão vendidos jogos digitalmente, ou de forma mais intensa, mas o bom e velho disco ainda será vendido pois há muitos jogadores que curtem colecionar o jogo e querem ter conteúdos extras. Um exemplo são os jogos da ThatGamecompany que foram lançados exclusivamente para download e devido ao sucesso serão vendidos em mídia física.

Eu prefiro muito mais ter o jogo em mãos do que o jogo em mídia digital. 

E você, o que prefere?

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário