domingo, 16 de setembro de 2012

CAFÉ COM O MARMOTA - CONSOLES OU SMARTPHONES E TALBLETS


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Hoje, quarta feira, vou lançar mais um debate, CONSOLES PORTÁTEIS OU SMARTPHONES E TABLETS?

O motivo pelo qual eu decidi falar sobre esse tema é que quase uma vez por semana vejo tenho visto em sites notícias que questionam se os consoles irão perder seu espaço frente a nova onda de jogos para Android e iOS. De pronto eu deixo a minha opinião no sentido de que um não irá roubar o espaço do outro.

Embora ambos sejam portáteis as propostas de jogo são diferentes, isso porque embora em ambos os tipos de plataforma haja jogos hardcore e casuais, o fato é que nos smartphones e tablets o foco é voltado para os jogos casuais, que são feitos para divertir o jogador enquanto ele espera uma consulta, está no metrô, ou não tem muito tempo, já os consoles portáteis são mais voltados para um público que gosta de jogar games com mais profundidade e querem se dedicar ao game mais do que 10 minutos.

Eu não digo que o jogo hardcore é mais divertido que um casual, os dois estilos são divertidos, mas são propostas diferentes.

Outro fator pelo qual eu creio que os smartphones e tablets não ameaçarão os consoles ou consoles portáteis se dá pela falta de botões físicos. Eu tenho jogos que são hardcore no iPad e sinceramente o resultado não é o melhor, porque o botão físico é mais preciso e o dedo em cima da tela às vezes atrapalha a visão de jogo, ou engordura a tela e aí é preciso pausar para limpá-la.

Jogos em consoles são muito divertidos, e jogos em smartphones e tablets também, mas um cada um tem seu espaço, e creio que não será fácil haver uma mudança no cenário. É possível que no futuro as estatísticas de jogadores em smartphones e tablets cresça mais que as dos consoles, entretanto isso se dará ao fato de haver um crescimento neste seguimento, só que os jogadores de videogames tanto nos consoles de mesa ou portáteis não irá diminuir, isto porque o que este busca é diferente do jogador de celular.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário