terça-feira, 2 de julho de 2013

Análise completa - The Last of Us




E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.
Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.

Finalmente eu trago pra vocês a análise completa de The Last of Us.

-The Last of Us foi desenvolvido pela Naughty Dog e distribuído pela Sony Computer Entertainment. 
-O jogo foi lançado exclusivamente para Playstation 3, no dia 14/06/2013.
-Tem suporte para 1 jogador na campanha principal e suporte para até 8 jogadores no modo multiplayer.
-Seu gênero é de ação em terceira pessoa, e sobrevivência e apresenta elementos de survivor horror, mas esse ponto eu vou explicar mais a frente de forma detalhada.
- O game teve nota 9,5 pelas reviews mundias da crítica especializada.

The Last of Us é um dos melhores jogos para o Playstation 3, com certeza é um dos melhores títulos da vida do console. Mas não por causa da imprensa, mas sim porque é realmente muito impressionante o que é visto durante o jogo.

No começo eu estava esperando um jogo de zumbis, apenas de zumbis e com a aparição de alguns humanos. Engano grosseiro da minha parte. Aqui acontece de tudo, de forma muito balanceada e a história do jogo vai avançado em uma crescente sempre te deixando curioso, mas sem se tornar enjoativo, pois você quer avançar e jogar mais e mais para saber o fim da história. Além da história fantástica o jogo tem um dos melhores gráficos do Playstation 3, hoje poderia ser comparado a um jogo do início do ciclo do Playstation 4.

HISTÓRIA

Você irá controlar Joel. Ele é um personagem marcante, viveu a época do caos, em 2013, quando tudo aconteceu. Um vírus surgiu, chamado de CORDYCEPS, este vírus infectou muitos humanos, fazendo com que eles perdessem controle sobre si mesmos e atacando outros humanos. Este vírus tem uma característica, ele cresce no cérebro. Logo no começo do jogo você vive a crise mundial, quando tudo começou. Joel e sua filha, Sarah, são obrigados a fugir de casa, sem saber pra onde irem, tudo era um caos, mas quando Joel chega em uma base militar, um soldado achou que Joel e a filha eram infectados. Nesse momento o soldado recebeu ordens para atirar nos dois. O tiro acertou em Sarah e ela morre logo no começo do jogo. Joel é salvo por um companheiro, mas perde sua filha.

20 anos depois, em 2033, tudo virou um caos, a fome é grande e a comida é quase um luxo. Matar não é mais crime. Joel agora tem uma companheira, Tess. Os dois são uma espécie de contrabandistas, e estão atrás de um carregamento de armas. Quando eles vão até um cidadão para cobrar o carregamento ele diz que as armas estão agora com os Vaga-lumes, que são liderados por Marlene. Este que é um grupo da resistência, pois as cidades são dominadas por militares e impões regras duras. A lei marcial impera nas cidades, e se uma pessoa apresentar sinais de infecção é executada na mesma hora.

Joel e Tess então decidem ir atrás dos Vaga-lumes. Eles acabam por encontrar Marlene e ela diz que está com as armas deles, mas só irá devolve-las se eles levarem uma "carga". Esta carga é a Ellie. Ellie é uma menina de uns 14 anos, órfã, e aparentemente frágil. Ela é uma menina especial, pois foi mordida por um infectado, todavia ela não se transformou em uma infectada após vários dias, e o tempo para a transformação é de no máximo 2 dias. Marlene percebeu então que ela é imune ao vírus. Ela pede para que Joel e Tess transportem a menina até um determinado lugar para que uma vacina seja desenvolvida.

Essa história lembra muito a apresentada em Eu Sou a Lenda, filme interpretado por Will Smith.

A partir daqui não irei contar mais, pois irá estragar o segredo do jogo e as grandes surpresas que ele apresenta. O que eu posso dizer é que Joel e Ellie irão atravessar o país e muita coisa irá acontecer durante a jornada. Muitas reviravoltas e momentos de muita tensão.

GAMEPLAY

Durante o game é possível andar, correr, pular sobre janelas, usando o R2 é possível ativar um modo de escuta e ouvir os inimigos e aí saber onde eles estão, também dá para socar, atirar, bater com machado, pau, cano. Além disso Joel conta com uma grande quantidade de armas que podem ser melhoradas no decorrer do jogo, basta juntar umas engrenagens que você irá encontrar pelo caminho, explorando o cenário. Nesse ponto vale ressaltar que a exploração do cenário deixa o jogo uns 20% mais fácil, pois você irá encontrar munição e engrenagens para melhorias, além de cápsulas para a melhoria de Joel. Também irá achar itens como trapos, álcool, tesouras, fita adesiva, pregos, açúcar, tudo para poder montar armas ou customizá-las. Por exemplo é possível por uma tesoura na ponta de um cano, ou um pau usando uma fita adesiva. Ou então você pode escolher usar o álcool e os trapos para fazer curativos ou um coquetel Molotov.

O jogo se passa em um cenário totalmente devastado e inóspito. Todo cuidado é pouco. Durante o jogo você irá enfrentar três grupos distintos de inimigos. Os militares, os canibais e os infectados. Os infectados se dividem em três categorias, os corredores, estes são os zumbis que conseguem perceber sua presença de forma visual, e é possível matá-los com socos, tiros, e pauladas com objetos. Os estaladores que são os infectados há muito tempo, neste caso eles tem uma aparência de um fungo, quase um cogumelo gigante. Eles são cegos, mas ouvem muito bem, então qualquer barulho que você faça, um caminhar mais rápido, ou o uso de arma de fogo pode atrair outros estaladores. Eles só morrem com arma de fogo, faca ou pauladas. Jamais tentem atacá-los com socos, pois eles são resistentes e te mantam com um golpe. E por fim tem os vermes, que são uma espécie de estaladores bombados. Eles são grandes de lentos, mas são muito resistentes e soltam ataques de esporos a longa distância, o que causa muito dano.

O jogo se desenvolve muito bem e você pode escolher a forma como quer atravessar a fase. Pode ser de forma furtiva, o que é muito difícil, pois é preciso utilizar muita estratégia e ter paciência, ou pode tocar o terror e dar uma de Rambo, mas saiba que os tiros atraem muitos inimigos. Aliás, nesse ponto, a inteligência artificial do jogo é muito boa, pois os inimigos tentam te cercar, se escondem, não são malucos saindo atirando. Há uma estratégia de equipe por parte deles. Já os infectados ao ouvirem o som, ligam o modo kill kill kill e aí o bicho pega. Os inimigos em geral tem sua atenção chamada por causa do som, mas em certos momentos que você está abaixado em um canto, a Ellie corre na frente do inimigo e ele simplesmente a ignora.

O jogo é de ação em terceira pessoa de sobrevivência, pois é fundamental procurar itens para se curar, achar munição e saber utilizar com estratégia. Tem elementos de survivor horror por causa dos infectados, que são os famosos zumbis. Mas eles não aparecem em todo o jogo. Em vários momentos você e Ellie caminham sozinhos em ambientes abertos e fechados, mas sempre com a tensão de que em breve algum infectado ou humano poderá aparecer e acabar com você. E a música, que é fantástica ajuda a tornar o ambiente tenso.

Algo que deve ser comentado é que Joel é um personagem muito carismático e marcante. É uma pessoa que sofreu muitas perdas, e passou por um terror na terra, perdeu sua filha e família. Ellie é órfã. E no começo do jogo Joel vê a Ellie como um peso, uma carga. Mas com o passar do tempo a ligação entre os dois vai aumentando. E você vai se apegando aos dois. Os diálogos são incríveis e muito bem construídos.

O final do jogo é incrível. Eu terminei em 15 horas, mas porque eu explorava o cenário. Mas é possível terminá-lo em menos tempo se você estiver andar sem ver os ambientes.

GRÁFICOS

Os gráficos desse jogo são incríveis, são tantos detalhes que você chega a ficar perdido. Cada cenário tem sua particularidade. Quando você está dentro de uma casa é possível encontrar objetos, fotos, cama, detalhes muito bem pensados e elaborados. Cada cenário conta uma história. Você ao explorar o ambiente vai poder ver e descobrir o que aconteceu com o local e com as pessoas que ali estavam.

A expressão facial dos jogadores é incrível. É possível ver no rosto dos personagens o que eles estão sentindo. As roupas estão muito bem detalhadas. Até mesmo quando você passa por um lugar com água as roupas se molham.

TRILHA SONORA

A trilha sonora do jogo é incrível. Ela é totalmente instrumental e está presente de forma perfeita no game. Nos momentos mais calmos toca uma música mais calma, mas quando o momento é tenso você percebe pela música. A música consegue transmitir o que a Naghty Dog pretendia.

MULTIPLAYER

É um modo bem bacana do jogo. Você utiliza todos os elementos do modo campanha e se diverte um monte. São dois modos de jogo. Estes são variações do team-death match. Você deverá escolher entre os Vaga-Lumes ou os Caçadores. Eu gostei desse modo, mas aconselho a você a jogar um pouco o modo campanha para aprender a utilizar todas as técnicas e estratégias do jogo para poder se dar melhor.

CURIOSIDADE

O vírus cordyceps que causa a infecção dos humanos existe. Só que ao invés de infectar humanos ele infecta  uma espécie de formiga e algumas espécies de insetos. E os produtores do game se basearam nesse vírus para fazer o game.

                               

CONCLUSÃO

O jogo é praticamente perfeito. É com certeza um dos melhores jogos que eu já joguei na minha vida e é um sério candidato a ganhar o prêmio de melhor jogo do ano no VGA 2013. Vale muito a pena comprar o jogo. E acreditem, o final é fantástico e emocionante.

Tem o selo Marmota Gold.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga

Se vocês gostaram desse post e querem ficar por dentro de novas atualizações, nesse caso,  não deixem de curtir a página da Bragames Brasil no Facebook

Também não deixem de se inscrever no canal da Bragames Brasil no YouTube.




2 comentários: