terça-feira, 24 de julho de 2012

Café com o Marmota - Trilha Sonora dos Jogos


E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil

Hoje temos mais um Café com o Marmota, esse é o antigo Momento Filosofia Jedi, e agora assumiu esse nome com mais personalidade.

Enfim, o tema de hoje é "Trilha Sonora de Jogos". A música tem o poder de te deixar alegre, triste, apreensivo, chateado, deprimido, sem preocupações como se não houvesse o amanhã, com medo, tenso, de diversas formas que não consigo imaginar qual seria a sua reação. O fato é que um jogo sem uma boa trilha sonora é um jogo que pode não ser tão bom quanto deveria ser.

Você acha que estou exagerando, pense em Resident Evil ou Silent Hill, imagine se durante o jogo houvesse uma trilha sonora alegre, saltitante, você com certeza perderia o impacto do susto. Agora imagine um jogo fofinho e colorido como Rayman Origins com uma trilha sonora assustadora? O impacto seria totalmente diferente.

E a música dos jogos em sua maioria tem sido excelente. As trilhas sonoras não são compostas por qualquer pessoa, mas muitas vezes por maestros renomados, ou por músicos famosos que saibam como encaixar a música.

Antigamente os jogos tinha trilhas feitas em midi, eram boas, mas com certeza não chegam aos pés do que é produzido hoje em dia.

E a trilha sonora do jogo atualmente é tão boa que vários, vários jogos mesmo, têm suas trilhas sonoras postas à venda em lojas físicas e virtuais. Isso mostra que o game tem vários aspectos para serem explorados, cinema, arte, fotografia, e música. Tudo isso está dentro do disco que compramos ou do jogo que baixamos.

Um jogo que joguei recentemente e eu adorei a trilha sonora foi Max Payne 3. Que trilha sonora boa, dava tensão no momento que era para dar, e em um determinado momento, na fase final, por causa da música, eu me senti em um filme de Hollywood. É esse tipo de sensação que a música do jogo pode te trazer. E um bom gamer que aprecia o jogo na sua plenitude sabe apreciar o fator música.

Outro jogo que tem uma das melhores trilhas sonoras é o Rayman Origins. É muito boa! Muito bem orquestrada, e cada música se encaixa perfeitamente nas fases. Foi de uma maestria tremenda.

Eu realmente acho importante um game com uma boa trilha sonora. Eu resolvi fazer um post sobre isso para que mais pessoas despertem essa curiosidade e o interesse em prestar atenção na música durante a campanha. Uncharted 3 em certos momentos, por causa da música, eu me sinto vendo um filme de Indiana Jones. 

Quando você tem uma sensação correta de alegria, de recompensa, de tensão, é o momento que a música atingiu seu propósito com êxito.

Na loja do iTunes brasileiro existem diversas trilhas sonoras de games para serem compradas, vale a pena dar uma conferida. Eu já sei qual está na minha lista.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário