segunda-feira, 23 de julho de 2012

Café com o Marmota - hoje ainda existem jogos marcantes como antigamente?

E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Mario Bros, Sonic, Donkey Kong, Mega Man, Rock'n Roll Racing, Star Fox, entre outros.

Esses são jogos que nós que somos mais velhos jogamos e muito quando eramos crianças, e com certeza você, minha jovem marmota, já deve ter ouvido falar deles. Nessa época os jogos não possuíam enredos tão cinematográficos quanto hoje, mas não sei por qual razão todos nós gostávamos e jogávamos horas, conhecíamos cada obstáculo do jogo. Tudo, simplesmente tudo.

Hoje, eu digo por mim mesmo, há uma sede muito grande por jogos novos, e quando compramos um título pensamos em terminar e já vislumbramos a possibilidade de comprar a sequência. É quase como um produto descartável, compramos, usamos e depois deixamos na prateleira empoeirado. Tirando o jogo de futebol, luta, que jogamos diversas e diversas vezes, a maioria dos outros jogos não seguram o jogador da mesma forma. 

Se você acha que eu me esqueci dos jogos de tiro, não me esqueci, mas eles hoje se enquadram numa categoria meio que a parte, pois após o jogo ser terminado o que prolonga sua vida útil é o modo online, pois eu duvido que haja muitas pessoas que terminem o jogo 5, 6, 10 vezes como era no passado.

Os jogos mais antigos já conseguiam segurar o público de uma forma tão grande que todos tinham apenas alguns jogos, pois eram caros e realmente não haviam tantos títulos como hoje. Mas os jogos eram épicos. Me lembro dois jogos em especial, X-men e um jogo do Mickey com o Pato Donald, World of Illusion, ambos para Megadrive, eu jogava milhões de vezes. Eu e meu amigo, quando ele ia dormir em casa passávamos madrugadas jogando o mesmo jogo.

E hoje, você faz o mesmo?

Acho que isso se deve muito pelo fato dos jogos serem muito grandes, pois antes a duração do jogo era de 2, 3, no máximo 4 horas. Hoje um game com menos de 7 horas é considerado pequeno e já pensamos se vale a pena pagar o alto preço. Mas antigamente esses games curtos nos divertia demais. 

Talvez o fato de os jogos possuírem histórias com 15, 20, ou 30 horas de campanha afaste muita gente de repetir a jogatina por diversas vezes. Não há uma fidelização de um título. Acabou o jogo, ótimo, agora cadê o próximo?

Chegamos à conclusão que atualmente os jogos não são aproveitados da mesma forma como antigamente. Os jogos são obras de arte, e são uma fonte de diversão maravilhosa, mas está virando uma espécie de fast-food, algo rápido que você joga e depois descarta. Tem muita conteúdo no jogo para ser apreciado e que é perdido pela voraz vontade de terminar e comprar o próximo título que você viu na internet ou na revista.

Os jogos de hoje são mais complexos, mais grandiosos, mais tudo, mas não marcam a vida de muitas pessoas. Os jogos do passado marcaram a vida de muita gente, contudo os da atual geração são poucos os títulos que conseguem fazer isso. São poucos os que nos despertam a vontade de jogá-lo por mais 6 vezes.

E você, concorda comigo?

Até mais, minhas marmotas.

Marmota chefe,

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário