sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CAFÉ COM MARMOTA - ANALISAR A AS DATAS DE LANÇAMENTOS DE OUTROS GAMES INFLUENCIA NA QUANTIDADE DE VENDAS?



E aí, minhas marmotas da Bragames Brasil.

Aqui quem fala é seu capitão, mais conhecido como Marmota Chefe.

ANALISAR A AS DATAS DE LANÇAMENTOS DE OUTROS GAMES INFLUENCIA NA QUANTIDADE DE VENDAS? Não é uma regra, mas creio que sim. Sim? Sim. O que separa um bom jogo de ser um fracasso nas vendas ou um sucesso? A data de lançamento. 

Quando um jogo é programado para ser lançado até chegar a essa data há uma quantidade significativa de marketing envolvida. Vídeos publicados, teasers, trailers, demonstração, imagens esparsas, rumores, tudo isso para que o jogo seja desejado por todos na época de seu lançamento. O único problema é que, diferentemente do passado que os jogos eram lançados com menos frequência, há diversos jogos sendo lançados todos os meses.

Então é necessário que a empresa ao pensar em lançar um game confira quais jogos serão disponibilizados no mesmo período, isso porque se for um jogo estreante e tiver sua data de lançamento próximo ao de um game de franquia de sucesso, uma continuação esperada, vai ter baixa venda, por ficar ofuscado.

Esse ano de 2012 eu posso ver claramente esse deslize por parte da Eletronica Arts que lançou Medal of Honor Warfighter poucos dias antes de Call of Duty. Aquela franquia está em crise, e vem sofrendo críticas por parte dos fãs. Este por sua vez está em alta, houve mudanças no game e é extremamente aguardado por muitos que curtem jogo em primeira pessoa. O que isso significa é que Medal of Honor terá suas vendas menores por ser lançado na mesma época que um concorrente direto e que no momento está com mais força. O jogo deveria ter sido lançado mais cedo.

No começo do ano que vem haverão tantos jogos incríveis, franquias muito aguardadas, e mesmo o estreante da Sony, The Last of Us ou Watch Dogs, que se um título de menor expressão tentar se aventurar nesse período ficará ofuscado, mesmo sendo um bom jogo.

A estratégia é importante para a venda dos jogos, e infelizmente muitas empresas não percebem isso e acham que seus títulos farão frente às atuais potências do mercado se tornando um fracasso.

Até mais, minhas marmotas.

Marmota Chefe,

Paulinho Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário