sexta-feira, 25 de maio de 2012

MOMENTO FILOSOFIA JEDI - Será que Somente os Jogos Realistas são os Melhores?

Será que Somente os Jogos Realistas são os Melhores?


Povo da Bragames, não consegui postar o Momento Filosofia Jedi ontem, mas não tem problema, aqui estou eu. O tema de hoje é Será que Somente os Jogos Realistas são os Melhores?

Aparentemente é um tema meio confuso, a princípio, mas eu quero a opinião de vocês.

Como vocês analisam se um jogo é bom ou não? Apenas pelos gráficos ou pela história, pelo enredo, pela jogabilidade.

Uma vez eu estava ouvindo um comentário do jornalista de games Pablo Rafael  da UOL, e ele disse que analisava o game pela fotografia, enredo, história, jogabilidade, entre outros fatores. Ele encara não apenas como um jogo, mas como uma obra de arte que têm vários pontos pra serem analisados.

E eu concordo com essa opinião. Hoje em dia se fala muito de gráficos, e próxima geração de videogames com gráficos poderosos, mas gráfico não é tudo. Eu aprecio e todo mundo aprecia gráficos realistas, mas nem sempre é o que dá vida ao jogo.

Um exemplo é Journey para PS3. É um jogo simples, gráficos simples, tudo muito bonito, mas graficamente é um jogo simples, mas é um dos melhores games que eu já joguei. A mensagem que ele passa, as sensações que vão de alegria a medo, solidão e companheirismo tudo em 3 horas de campanha, não é qualquer game que é capaz de fazer.

Outro título que eu posso mencionar é Scott Pilgrim ou até mesmo o recém lançado Rayman Origins para PS3, Xbox 360 e PC. Ambos os jogos foram lançados na atual geração de consoles, os dois não tem gráficos realistas como os vistos em Grand Turismo ou Uncharted, mas receberam críticas maravilhosas nas revistas especializadas.

Scott Pilgrim vai mais além, ele preza pela experiência saudosista, é um game com gráficos de 8 bits, com trilha sonora por um grupo chamado Anamaguchi, especializado em sons midi para 8 bits, a trilha sonora é excelente, a experiência de jogo nos leva a cultura de games dos anos 90. O jogo cumpriu seu papel de forma maravilhosa sem ter super gráficos.

Rayman Origins, é um jogo com gráficos muito coloridos, lindos, mas tem um estilo desenho animado. É um jogo de plataforma em 2D. Tudo fugindo aos padrões atuais, e no entanto é um título sensacional! Tem diversão para todos, resgata de forma brilhante o estilo de jogo plataforma.

O que eu quero mostrar é que os gráficos são importantes, mas não são a essência do jogo. Me lembro que certa feita eu estava vendo um dos filmes do Shrek, e havia tanta tecnologia, o cabelo balançado, os fios de cabelo se movimentando. E no entanto o filme não era tão bom.

O jogo na maioria das vezes precisa ter bons gráficos, realistas ou não, isso é um fator que atrai o público. Os gráficos ruins são diferentes de gráficos simples. Os gráficos simples podem ser bons e bonitos, e gráficos robustos e cheios de detalhes podem ser ruins.

O que eu vejo é que muitas pessoas buscam apenas saber dos jogos que são realistas aos extremos e não dão valor a jogos bons com gráficos belos, mas que não são realistas.

Falta mais senso crítico em analisar o jogo como um todo, como a história, jogabilidade, diversão, e não apenas a realidade e detalhes que podem ir por água abaixo se o jogo for ruim.


É isso aí, minhas marmotas.

Comentem e deixem sua opinião.


Marmota chefe,


Paulinho Braga


Nenhum comentário:

Postar um comentário