sexta-feira, 18 de maio de 2012

Momento Filosofia Jedi - TOP 10 jogos da Minha Vida - por Paulinho Braga

E ae, pessoal da Bragames Brasil, como combinado, toda semana tem o o quadro em que eu falo de diversos assuntos aleatórios. Hoje eu escolhi falar sobre os TOP 10 jogos da minha vida. A lista não tem primeiro e nem último lugar, achei muito difícil de colocar uma posição, mas de qualquer forma são os 10 melhores jogos para mim.. Então se acomoda, pega um lanchinho e vem com o tio.




 Sonic the Hedgehog (Megadrive) - foi o meu primeiro jogo de vídeo game e marcou minha infância. Eu já havia jogado jogos antes no Atari, mas era do meu irmão. Sonic abriu as portas pra esse mundo que eu adoro.

Nesse game da Sega, o porco espinho mais famoso do mundo iria enfrentar Dr. Robotnik. Ele queria transformar todos os habitantes da ilha que Sonic morava em robôs. Além disso queria roubar sete das conhecidas Esmeraldas do Caos, que possuíam uma energia misteriosa. É claro que o tio Sonic não gostou e desceu a porrada. O jogo era muito bom, diversão garantida, com diversas fases e a dificuldade era alta. A velocidade era a principal característica de Sonic. Os gráficos eram muito bonitos, coloridos, a música tinha uma batida eletrônica e muito envolvente. E fez frente ao maior rival, Mario. Assim como Mario está para a Nintendo, Sonic está para a Sega.


 X-men (Megadrive) - mais um game produzido pela Sega.  Jogo para um ou dois jogadores, lançado em 1993.Outro jogo que marcou minha infância. Aqui o jogo começa na Sala de Perigo, uma zona de treino para os X-men no interior da mansão. Um vírus transmitido via satélite infectou a sala de treino e agora o time de mutantes precisa enfrentar o comportamento imprevisível da sala até o vírus ser detectado e eliminado. Os X-men detectam o vírus e descobrem que quem estava por trás de tudo era Magneto.

Os personagens disponíveis para jogo era Gambit, Wolverine, Noturno e Ciclope. Era muito legal jogar com cada um deles. Cada um possuía uma habilidade mutante diferente e até mesmo um spuer golpe. O nível de dificuldade ia aumentando com o passar das fases. A jogabilidade era muito boa. Os gráficos eram muito bons. Realmente foi um grande jogo de heróis. Acho que o pessoal hoje em dia precisa fazer a lição de casa olhando os jogos do passado e aprender como se faz um game de verdade.
 World of Illusion (Megadrive) - com Mickey e Pato Donald. Só por falar isso o jogo já se torna bom. Foi lançado em 1992 e produzido pela Sega do Japão. Para um ou dois jogadores. Podendo ser selecionado o Mickey ou o Pato Donald. Amobs podiam correr, saltar ou atacar de forma igual. A cada chefe derrotado era possível aprender uma magia nova, permitindo que a dupla avançasse para a próxima fase por um tapete mágico, por uma bolha voadora. A jogabilidade mudava dependendo do personagem. Mickey podia se espremer através de algumas fendas e Pato Donald podia encontrar uma roda diferente. O jogo mostrava que recebia influência de vários desenhos do mundo Disney, passando de Alladin, A Espada era a Lei, até Pinóquio.

O jogo era muito bonito, diversão garantida e um dos melhores jogos que eu já joguei. Por sorte ainda tenho esse jogo aqui em casa.




Star For 64 (Nintendo 64) - foi lançado em 1997, produzido pela Nintendo.

Esse foi um dos melhores jogos que já existiram. Era um jogo de tiro e você iria controlar naves espacias. O personagem principal era Fox McCloud e era acompanhado de sua equipe. Basicamente o jogo mistura batalhas espaciais e milhares de inimigos. Ação do começo ao fim. Os gráficos eram sensacionais para a época. A única pena era que o jogo terminava rápido, por volta de duas horas. Era possível visualizar um mapa estelar e ver a rota de cada planeta que era uma uma fase. E num determinado ponto você poderia escolher entre um caminho fácil, médio ou difícil. Os controles eram muito bons. Os tiros vinham de todos os lados, mas com a ajuda de um super giro sua nave formava uma espécie de escudo defletor. O fim do jogo era muito bom e difícil. Para o game não ficar monótono havia um ranking com sua pontuação.

Foi um dos melhores jogos da minha vida, e esse eu consigo colocar dentro do top 3 dentro da lista desses dez jogos. Por favor, façam mais jogos de nave espacial, e apenas desse estilo. É muito divertido um jogo de tiro assim, não precisa ser sempre em terceira ou em primeira pessoa. Aprendam com o passado!



Mario Kart 64 (Nintendo 64) - Jogo lançado em 1997, produzida pela Nintendo, suportava até 4 jogadores. As corridas seguiam os moldes do Mario Kart do Snes. E até hoje a fórmula dá certo. E na minha opinião, nenhum outro jogo de corrida no estilo Mario Kart chega aos pés dessa franquia. A cada game que se passa a franquia é inovada trazendo legiões de fãs sempre.

O jogo tinha gráficos ótimos e uma jogabilidade muito boa. Grande Variedade de pistas e desafios ótimos. Havia algumas falhas em algumas pistas o que dava uma certa vantagem para alguns jogadores tornando possível terminar a corrida em um pista gigantesca em pouquíssimos segundos. Outro detalhe era a diversão no modo batalha. Horas poderiam ser gastas enfrentando o seu amigo ou seus amigos. Muito bom! Joguei horas e horas nesse modo.

Após vencer todas os torneios sem perder nenhuma corrida você liberava o modo invertido e um novo fundo de tela principal. 

Duvido que você não tenha jogado essa belezinha aqui. E vai concordar com este jogo na lista.






International Super Star Soccer 64 (Nintendo 64) - Jogo de futebol lançado em 1997, produzido pela Konami, isso mesmo a mesma produtora do PES. A série do jogo International Super Star Soccer era famosa para Snes e Megadrive. A essência do jogo era a mesma, mas os gráficos haviam evoluído bastante. 

O jogo não tinha licença para utilizar os nomes reais dos jogadores, por causa disso eram inventados alguns nomes. E certos nomes foram imortalizados, e você, meu caro leitor do blog, tenho certeza que vai lembrar da seleção brasileira: Allejo, Beranco, Gomez, Paco, Vicento, Pardilla, Cicero, Roca, da Silva, Vicento e Ferreira.

Essa seleção dá saudades. O jogo tinha algo que eu nunca mais vi em nenhum jogo de futebol. Quando chovia o jogador poderia escorregar, e hoje em dia com toda a tecnologia e a busca pelo realismo eu não vejo mais isso. Além disso era possível utilizar códigos. O meu preferido era o dos jogadores "mini-craques".


GoldenEye 007 (Nintendo 64) - Jogo lançado em 1997, produzido pela Rareware. O game era baseado no filme de James Bond, GoldenEye, e foi lançado dois anos após o filme.

Este foi e ainda é considerado uma obra prima e um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa que já foram feitos, e digo mais, um dos melhores jogos já feitos no geral.

Os gráficos eram muito realistas na época, trazendo o rosto do então ator Pierce Brosnan.  Era ótimo o jogo. A jogabilidade era muito boa, os controles respondiam muito bem. Algo muito bacana era o sistema de pausa, em que mostrava o relógio do agente secreto. Outro ponto legal do game era o sistema de menu em que ao escolher a missão o jogador vê tudo como se fosse um dossiê da MI6 britânica. 

Era possível utilizar códigos para ficar invencível, invisível (apenas para os soldados, mas as câmeras e metralhadoras automáticas captavam seus movimentos), ter todas as armas e munição infinita.

Um ponto alto era o modo multiplayer. Era possível jogar com até 4 jogadores, a diversão era alta, a variedade de armas era incrível. E uma das mais legais nesse modo era a proximity mine (minas de proximidade). 

Agora você, jovem marmota que está lendo e nunca jogou este game, não chore. O tio aqui tem uma dica, ele foi relançado para Xbox 360 e PS3 com o título de "GondenEye 007 Reloaded".

 Super Mario Galaxy (Wii) - Game lançado em  2007, produzido pela Nintendo. Este jogo é épico. Tem simplesmente um dos gráficos mais bonitos para o Nintendo Wii. É um jogo que extrapola os limites do gênero, e é apresentada uma nova maneira de jogar. São inúmeras fases, e vários planetas para serem explorados. A história é a seguinte, a cada 100 anos, um cometa sobrevoa o Reino dos Cogumelos, lançando ao ar restos de estrelas, que são coletados pelos Toads em um festival. Ocorre que, o nosso amigo do mau, Bowser, resolveu aparecer e brincar de ser o estraga prazer. E ele levou a princesa e todo o seu castelo para o espaço. Na tentativa de salvá-la, Mario e alguns Toads são levados juntos. E a partir daí a aventura começa.

O jogo é incrível, lindo, divertido, a dificuldade é  ridícula em algumas fases, mas altíssima em outras. O jogo inteiro é com o Mario, mas ao terminá-lo é possível reviver toda a aventura na pele do Luigi. Há diferença entre jogar com o Mario e seu irmão. Os controles são funcionais, respondem bem, e realmente funcionam, diferente de alguns outros jogos do Wii.

Game épico, e adorei jogar. Tão bom que lançaram uma continuação direta. Ainda dá tempo de jogar antes que venha a nova geração e fique só na memória.





Batman Arkham City (PS3, Xbox 360, PC) - Lançado em 2011, produzido pela Rocksteady. É continuação direta de Batman Asylum. O game revolucionou o que é jogo de herói. É considerado o melhor jogo de super heróis da atualidade. O que é uma verdade, pois a maioria dos games lançados nos personagens de quadrinhos são feitos em cima dos filmes, e por esse motivo são produzidos às pressas e deixam de aproveitar uma grande ideia e fazem um jogo vagabundo.

Em Batman Arkham City a história é diferente. Não tem nada de colorido, nada de pegar carona em filme. O game foi feito do zero, com história própria. E que história fantástica. O jogo ficou ainda melhor que o primeiro. Eles não ficaram na zona de conforto, e aprimoraram e muito o que já era bom. Aqui há uma cidade inteira para explorar. Dezenas de inimigos para enfrentar. Podemos escolher fazer as missões principais ou paralelas. Também há duas DLCs uma podendo jogar com a Mulher Gato e outra com o Robbin. 

A história é a seguinte, havia uma ilha onde os criminosos eram mantidos presos, onde se passou o primeiro jogo. Mas alguém teve a brilhante ideia de mandar os criminosos para uma ala da cidade e erguer um muro. Óbvio que isso não iria dar certo. O tio Coringa gosta de uma bagunça e e tudo vira caos. Fora o Coringa ainda temos a disputa pelo poder com o Duas Caras, Pinguim. 

Tudo está perfeito neste game. E eu considero um dos melhores jogos que eu já joguei e é um dos meus preferidos.

God of War 3 (PS3) - Jogo exclusivo da Sony, lançado em 2010. 

É um jogo maravilhoso. Aqui a história irá mostrar o fim da jornada de vingança de Kratos contra os deuses do Olimpo. 

Os gráficos estão maravilhosos. A jogabilidade incrível. As cenas contra os deuses são épicas.

Esse é um jogo que é incrível. Épico! As batalhas contra os chefes são difíceis e a dificuldade vai aumentando no decorrer do jogo. Há alguns quebra-cabeças que devem ser desvendados, mas nada que faça você perder a cabeça. 

Os personagens mitológicos são constantes. A violência constante. Sangue jorra. É tão violento que dependendo da quantidade de inimigos o corpo de Kratos fica vermelho coberto de sangue, ou mesmo se for matar um minotauro ou uma medusa ele arranca os órgãos para fora. Não é atoa que a classificação etária é 18 anos.

Um dos melhores jogos já feitos. Toda a série vale a pena. Esse é na verdade, um conjunto e não apenas um jogo. Mas o 3 jogo da série eu considero o melhor. Já foi anunciado o novo game da série, que irá contar o porque de Kratos querer a vingança contra os deuses.


E é isso aí. Deu trabalho aqui para o tio escrever tudo isso. Espero que vocês tenham gostado e comentem. Tenho certeza que muitos marmanjos marmotas irão gostar dessa lista. E vocês minhas jovens marmotas, se não conhecerem alguns jogos, se informem, e aprendam um pouco sobre os jogos clássicos. 


Até mais.... e fui



Marmota chefe, em seu momento nostálgico.


Paulinho Braga
















Um comentário:

  1. Poxa, só clássicos!
    Pena você não ter tido um Super Nintendo. Perdeu a oportunidade de jogar Super Mario World, Sonic Wings, Ronaldinho Soccer 98, Tartarugas Ninjas, Mario RPG, Bomberman, e outros diversos! Em compensação, Sonic é um clássico! Jogo excelente!

    ResponderExcluir