sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nintendo: "O Wii U não se trata de gráficos"



Fala galera da Bragames Brasil, hoje está chovendo notícias a respeito do Wii U. Muita polêmica envolvendo o novo console da Nintendo, e esse post não vai ser diferente.

O The Globe and Mail entrevistou há pouco tempo o presidente da Nintendo of America, o popular Reggie Fils-Aime. Em um determinado momento da entrevista perguntaram a ele sobre se o Wii U será ultrapassado quando os sucessores do Playstation 3 e Xbox 360 forem lançados. Reggie disse que o Wii U não será obsoleto, porque "não se trata de gráficos."

Reggie disse o seguinte: "Três comentários. Primeiro, não se trata de gráficos. Se se tratasse de potência, então o GameCube teria sido o número um em sua geração e o Wii não teria sido  o número um nesta última geração. Não se trata de poder. Se trata de diversão, se trata de experiência."

"Segundo, nossos concorrentes podem dizer o que quiser sobre algum ciclo super longo, mas vamos ver quais serão os seus comportamentos."

"Terceiro, a forma como funciona o desenvolvimento é que quanto mais os desenvolvedores trabalharem com um sistema, melhor poderá ser a sua performance. Caso em questão: Veja todos os primeiros jogos do GameCube, e compare-os com um jogo como Resident Evil 4. Ele tem gráficos belíssimos e, comprovadamente, mais avançados do que os primeiros jogos do GameCube."

Ok, Reggie, isso todo mundo sabe que com o passar dos anos as desenvolvedoras conseguem entregar jogos mais belos, mas isso não é exclusivo da Nintendo e nem é desculpa para entregar dois consoles seguidos com gráficos inferiores aos da mesma geração. Na minha opinião os gráficos do Wii U deveriam ser assustadoramente melhores do que os do Playstation 3 e do Xbox, e não melhores do que o do Wii.

Eu concordo quando o presidente da Nintendo of America diz que não se trata de potência. Os jogos têm que ser bons, ok. Mas o fato é que para os jogos da Nintendo isso não faz muita diferença, pois a maioria dos seus jogos os detalhes dos cenários, as texturas são mais simples. Mas hoje a maioria dos jogos hardcore primam pela excelência gráfica e riqueza de detalhes. O Wii U vai entregar jogos no futuro, talvez, um pouco mais bonitos do que vemos hoje, mas já vai vir defasado em relação aos seus futuros concorrentes. 

O fato deles falarem que os desenvolvedores só utilizam 50% da capacidade do console no momento não quer dizer que no futuro os gráficos serão iguais aos da futura geração dos concorrentes, porque não serão, na minha opinião.

Parece que de novo o Wii U não focará nos jogos hardcore ou adultos. E sim nos jogos casuais e mais infantis. Eles abocanharam uma fatia significativa do mercado quando se trata de jogos casuais, mas nos jogos hardcore eles deixaram muito a desejar. Pois Super Mario Galaxy 1 e 2, New Super Mario Bros Wii, Zelda: Twilight Pricess e Skyward Sowrd podem ser considerados jogos hardcore, mas são 6 anos de console para ter apenas esses jogos. E diga-se de passagem com gráficos bonitos, mas que não eram os melhores.

Outro ponto que eu vejo como falho. Se a Nintendo quer prestar atenção nos jogadores hardcore os gráficos deveriam ser muito melhores, pois no caso de um jogo multiplataforma, se eu visse o mesmo jogo no "PS4" ou "Xbox 720" com gráficos melhores qual o motivo de comprar o Wii U? Seria apenas por causa dos exclusivos da Nintendo que são ótimos, mas fora isso eu teria que fazer como hoje. Comprar um outro console e ter um Wii e PS3.

Até mais minhas marmotas,

Marmota chefe.

Paulinho Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário